TERMINEI O ENSINO MÉDIO, O QUE FAZER?
- eeescolapadilha
- 18 de nov. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2019
SEGUEM AS DICAS!
Quem está no terceiro ano do ensino médio já deve ter ouvido com frequência a famosa perguntinha: “E aí, o que vai fazer quando sair da escola?”. Quem ainda não chegou nessa fase, prepare-se porque certamente vai ouvir também. E ai, o que vai fazer? FACULDADE? CURSO TÉCNICO? TRABALHAR?

Sabemos que a cobrança é grande e nem sempre estamos preparados para decidir assim de cara o que queremos fazer para resto da nossa vida. Mais fique calmo, você não está só nesse universo. Não ter ideia do que fazer, por onde começar e qual o caminho certo a seguir, é bem mais comum do que se imagina, muitos jovens passam por isso ao terminar o ensino médio.
É claro que também existem àqueles que desde criança já sabem o que querem fazer na fase adulta, digo, pós-escola, mais isso não significa que quem ainda não decidiu seja um perdido na vida. NÃO, é claro que não! Essas pessoas decididas geralmente se ESPELHAM em alguém, um familiar, por exemplo, e são incentivadas a seguir certas carreiras desde criança. No entanto, isso não quer dizer que elas não tenham dúvidas em algum momento ou que não possam mudar de ideia.
Aliais, SE ESPELHAR EM ALGUÉM já é uma boa dica para começar. Se você sente atração pela profissão do seu pai ou mãe, tios, avós ou até mesmo de um amigo, porque não investigar um pouco mais, conversar com eles sobre o assunto, talvez acompanhar um dia de trabalho e descobrir se esse é um bom caminho a seguir. É bem comum nos inspirarmos em alguma pessoa conhecida e querer seguir o mesmo ramo de atividade.
Agora, se isso decididamente não se aplica a você existem outras formas de "descobrir o seu lugar no mundo".

A questão muitas vezes é: fazer uma graduação, um curso técnico ou apenas trabalhar? Já digo logo de cara, independente da escolha que fizer é preciso seguir alguns rumos para garantir que você tenha sucesso.
Se o seu desejo é trabalhar e está ansioso por isso, prepare-se. É bom saber que o mercado de trabalho está bem competitivo e exige cada vez mais pessoas qualificadas. Se você quer ter um bom emprego e um bom salário, é melhor pensar em ESPECIALIZAÇÕES ou até mesmo CURSOS TÉCNICOS.
Essa é uma dica valiosa para quem quer investir na carreira profissional e não se sente preparado para encarar uma graduação de quatro, cinco anos. Existem vários cursinhos livres, gratuitos e até onlines que podem dar UP na sua carreira. São cursos rápidos ou no máximo com dois anos de duração que podem abrir inúmeras oportunidades para você e, até mesmo, ampliar sua visão em relação a vida profissional. Pense nisso! Invista no seu futuro, pois a competitividade é grande, encontre um curso que se identifique e "mãos as obras".

Outra dica boa é investir em algum CURSO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS e, quem sabe, futuramente pensar em um intercâmbio?
A dica agora é para você que se encaixa na turma que quer fazer uma graduação logo de cara, investir nos estudos e só depois trabalhar. Muitos nem sabem que curso ou faculdade escolher, ou até já decidiram o que querem fazer, mais não tem noção por onde começar. Em ambos os casos, o importante é traçar um objetivo e se dedicar muito.
Seguem algumas dicas importantes dadas por uma professora e coordenadora escolar, a Maria Isabel. Ela já passou por tudo isso e sabe que "ansiedade", "insegurança", "cobranças", "ficar perdido e confuso", fazem parte do processo, por isso, enumera aluns passos que podem te ajudar a passar por essa fase e a descobrir seu caminho.
1) Pesquisar no Guia do Estudante: lá tem todas as informações sobre os cursos e o mercado de trabalho de cada um. Ajuda a abrir a mente, mesmo para quem já se decidiu é bom se informar mais sobre as diversas possibilidades de atuação.
2) Feira das profissões: muitas escolas realizam todo ano uma feira com parceria de várias faculdades da cidade com o objetivo de ajudar o aluno e entender melhor os cursos. É uma boa oportunidade para conhecer as universidades e se informar também sobre planos de descontos e bolsas de estudo.
3) Acompanhar uma aula experimental: a maioria das faculdades abrem espaço para o aluno assistir uma aula de algum curso de interesse. É uma ótima oportunidade para vivenciar o método de ensino da instituição, analisar se identifica-se com o curso, conversar com professores e alunos, tirar dúvidas.
4) Bolsas de estudos/ estudar para vestibular: para muita gente a maneira de ingressar na faculdade é por meio de bolsas de estudos ou programas de financiamento. A dica aqui é ESTUDE MUITO. Algumas faculdades concedem descontos de acordo com a pontuação em provas, em alguns casos bolsas de até 100%. Outra forma é por meio de programas do governo que também exige uma boa pontuação em provas como o ENEM. Há também a possibilidade de financiamento por outras empresas que investem em educação, como Startups, que concedem descontos e bolsas. De qualquer maneira, a fórmula para entrar na faculdade é se preparar, aliais, o primeiro passo é passar no vestibular e você vai precisar estudar e rever alguns velhos conceitos que já foram ensinados.
5) Faça estágios: é a porta de entrada para o mercado de trabalho e uma ótima oportunidade para se adquirir experiência. Saiba que isso faz parte do processo de aprendizado e em algum momento você precisará fazer os famosos "estágios supervisionados", e não é tão ruim assim, você pode conseguir seu primeiro emprego a partir daí. Outra dica, se puder invista também em cursos e projetos extracurriculares para agregar o seu portfólio. Já para quem trabalha e estuda fica bem mais corrido dar conta de tudo, por isso, a dica é se programe com antecedência para cumprir as exigências da sua formação.

Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas e quer tirar a prova? Faça o teste vocacional, ele é ótimo para te ajudar a pensar nas possibilidades reduzindo-as de acordo com as suas áreas de interesse profissional.
Depois de tantas dicas e do teste, eu que te pergunto: E aí, já decidiu o que fazer?
O mais importante é FAZER O QUE VOCÊ AMA E SE IDENTIFICA, esse é o segredo para o sucesso em qualquer caminho que seguir. Quando fazemos algo com amor, tudo flui melhor, e por mais que tenha momentos difíceis, e vai ter, a paixão que te move também te fortalece.
PS: Lembrando que você pode compartilhar o que acha do assunto neste post. Comente aí o que você pretende fazer quando sair da escola, se também está em dúvida ou se sempre soube o que deseja fazer. Como dito no início do artigo, dúvidas é natural e acontece com muita gente, então divida sua experiência.
Comments